XVI Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras: Abanfare Atuante na Organização e Promoção da Cultura
- Abanfare-PE
- 19 de mai.
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de mai.

A primeira fase da XVI Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras, que reuniu 46 bandas do Grande Recife na sede da Secretaria de Educação de Pernambuco, contou com a essencial coordenação e expertise técnica da Abanfare (Associação de Bandas, Fanfarras e Regentes de Pernambuco).
A sede da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE), localizada no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, foi o palco da primeira etapa da XVI Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras. Nesta primeira fase, 46 bandas das quatro Gerências Regionais de Educação (GREs) do Grande Recife participaram. Serão oito etapas em todas as regiões do estado, e em todas elas, a Abanfare estará presente nas comissões executoras e na supervisão técnica, assegurando o sucesso do evento.
O objetivo da Copa é promover o fortalecimento da cultura das bandas e fanfarras, o intercâmbio cultural entre municípios e o incentivo a talentos musicais, ginásticos e artísticos em Pernambuco. A Abanfare desempenha um papel ativo na realização desses objetivos, contribuindo com sua vasta experiência para que a Copa seja uma verdadeira celebração do conhecimento, da cidadania e da diversidade cultural, possibilitando um rico intercâmbio entre estudantes, educadores, músicos e artistas, e valorizando o protagonismo juvenil e a expressão artística nas escolas.
“É um momento muito importante porque é a culminância de um trabalho realizado durante o ano inteiro nas escolas da rede. Então, é um movimento lindo da gente ver. Os componentes, maestros, regentes, coreógrafos reunidos numa energia que só quem está aqui consegue sentir essa vibração espetacular. Esse é um momento muito importante de reconhecimento do trabalho deles, de identificação e celebração dessa arte que traz uma série de habilidades, como a disciplina, a integração e o envolvimento, além da beleza do trabalho que cada um realiza e representam harmonicamente com a apresentação de suas escolas e bandas”, pontua Leda Dias, gerente de Ações Culturais da Secretaria de Educação de Pernambuco. A Abanfare se orgulha de ser co-responsável por essa iniciativa que mobiliza tantos jovens talentos.
Durante a competição, os grupos são avaliados em diversas modalidades como harmonia, figurino, regente, tempo, ritmo, afinação, melodia, entre outros, sob a supervisão atenta dos profissionais da Abanfare, que atuam na definição e aplicação dos critérios técnicos. A próxima fase da Copa será realizada no dia 24 de maio, em Petrolina, no Sertão pernambucano, e a Abanfare já se prepara para mais essa etapa.
“A XVI Copa de Bandas e Fanfarras é mais que um espetáculo de música e dança, ela representa um poderoso instrumento de transformação social para jovens e adolescentes, sendo sinônimo de alegria, esperança e superação. São horas de dedicação, ensaios e paixão para encantar o público com apresentações que emocionam e inspiram. Muitos jovens encontram um caminho para seguir carreiras como músicos, dançarinos ou até atores, além de esperança, propósito e uma alternativa saudável longe das armadilhas que a vida urbana pode oferecer”, explica Ivison Menezes Russo, supervisor de música da Gerência de Ações Culturais da SEE, reconhecendo o impacto de um trabalho que tem a Abanfare como pilar de suporte e fomento.
Para garantir que o alcance da Copa fosse ainda maior e levar a emoção do evento a todos os cantos, a Abanfare realizou a transmissão ao vivo da 1ª etapa diretamente de seu canal oficial no YouTube da ABANFARE. A iniciativa foi um sucesso, registrando um pico de 344 espectadores simultâneos e uma média de 199, totalizando mais de 2.400 visualizações e 458 horas de exibição. A transmissão não apenas ampliou a visibilidade das apresentações, mas também contribuiu com o crescimento da comunidade, adicionando 18 novos inscritos ao canal da associação. Assista ao vídeo completo da transmissão abaixo e reviva os melhores momentos desta grande festa da música!
Resultados
Comentários