top of page

ABANFARE -PE e UFPE unem forças em projeto Lideranças Olhando Para o Futuro

Atualizado: 31 de jul. de 2023


Lideranças Olhando Para o Futuro - ABANFARE , UFPE

A Associação de Bandas, Fanfarras e Regentes de Pernambuco (ABANFARE), em parceria com o departamento de música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está lançando um projeto inovador para capacitar líderes musicais em bandas marciais e fanfarras. O objetivo é atender à demanda educacional dos associados da ABANFARE, que atualmente conta com 333 membros e cerca de 12.000 alunos envolvidos com bandas marciais e fanfarras em todo o estado.


O projeto Lideranças Olhando Para o Futuro, coordenado pelo professor Helder Passinho Jr., contemplará 6 encontros presenciais, com duração de 2 horas e 30 minutos cada. Durante esses encontros, serão abordados temas fundamentais para o exercício da liderança, como autoridade pessoal, autodomínio, clareza de objetivos e expressão de pensamentos, capacidade de planejamento, empatia, capacidade de mobilização, poder de argumentação e sentido de reconhecimento. Além disso, serão abordados conteúdos técnicos e musicais de extrema importância para o exercício da liderança, como técnica de regência, técnica de ensaio, prática musical coletiva, percepção musical, noções de harmonia e arranjo.


"Acreditamos que esse projeto terá um grande impacto na comunidade de ensino musical em todo o estado de Pernambuco, devido ao número expressivo de alunos envolvidos em bandas marciais e fanfarras. Além disso, é essencial aprimorar constantemente o atendimento a essas bandas, pois elas são responsáveis pelo primeiro contato com a música para muitos músicos profissionais nos instrumentos de sopro e percussão", ressalta Flávio Rodrigo de Lima e Silva, aluno do curso de licenciatura em música na UFPE e regente atuante no movimento de bandas.


O projeto conta também com a participação de Lucas Silva, discente da UFPE e regente de bandas marciais, que contribuirá com sua experiência e compreensão das demandas pedagógicas dos integrantes do movimento de bandas e fanfarras.

Com uma carga horária total de 33 horas, o projeto não possui limite de vagas e ocorrerá entre julho e dezembro de 2023. As inscrições poderão ser realizadas através do botão abaixo a partir do dia 26 de Junho. Vale ressaltar que não há custo de inscrição ou mensalidade para participar do projeto.


O público-alvo são todos os integrantes de bandas marciais ou fanfarras de Pernambuco que tenham interesse em atuar em funções de liderança em suas respectivas bandas ou em outras bandas marciais do estado. As lideranças musicais englobam os membros que assumem responsabilidades como organização de ensaios, liderança de ensaios gerais ou de seções da banda, ministração de aulas de instrumentos e organização de logística e produção para as atividades da banda.


Os encontros ocorrerão uma vez por mês iniciando no mês e Julho e encerrando no mês de Dezembro, sempre as segundas-feiras às 19 horas, nas seguintes datas :

1º - 24/07/2023 - Qualidades do Regente/Professor no exercício da função;

2º - 28/08/2023 - Percepção e treinamento auditivo;

3º - 25/09/2023 - Estudo e análise da partitura;

4º - 30/10/2023 - Ensino Coletivo;

5º - 27/11/2023 - Gestual e postura;

6º - 11/12/2023 - Revisão, avaliação, futuras perspectivas e planejamento.


Não perca essa oportunidade de aprimorar suas habilidades de liderança e contribuir para o fortalecimento das bandas e fanfarras em Pernambuco. Inscreva-se agora mesmo e faça parte desse projeto transformador!




Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Regulameno Desfile
bottom of page