Jaboatão Centro recebe 5º Concurso de Bandas e Fanfarras do Jordão pela primeira vez
- Abanfare-PE

- 16 de nov.
- 2 min de leitura

A cidade do Jaboatão dos Guararapes sediou, neste sábado (15), a 5ª edição do Concurso de Bandas e Fanfarras do bairro do Jordão, realizado pela primeira vez em Jaboatão Centro. O evento é promovido pela Associação de Bandas, Fanfarras e Regentes de Pernambuco (ABANFARE-PE), com apoio da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Cultura, Esportes e Lazer.
A competição ocorreu das 9h às 20h, no antigo prédio do SENAI, e reuniu grupos de instituições de ensino municipais, estaduais e agremiações de diversas cidades pernambucanas. A programação foi dividida em cinco blocos, distribuídos nas categorias Percussão Rudimentar, Percussão Melódica, Marcial Juvenil, Marcial Master e Musical.
Ao todo, cerca de 50 bandas e fanfarras participaram do concurso, somando aproximadamente 3.500 integrantes entre alunos e músicos das corporações. Além das representantes de Jaboatão, o evento contou com grupos de municípios como Condado, Aliança, Ipojuca, Timbaúba, Itaquitinga, Vitória de Santo Antão, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Gravatá, Igarassu, Paudalho, Recife, Abreu e Lima, entre outros.
O prefeito Mano Medeiros destacou a importância da realização do concurso no município. Segundo ele, o evento reforça o compromisso da gestão com o incentivo à cultura e à formação artística.
Para Marcos Rosendo, presidente e coordenador-geral do concurso, o apoio municipal foi fundamental para fortalecer uma atividade que contribui para o desenvolvimento social de jovens de todo o Estado.
O professor e coreógrafo da Comissão de Frente do EREM José Rodrigues de Carvalho, do Cabo de Santo Agostinho, ressaltou que atividades como essa vão além da apresentação musical, atuando também como ferramenta de inclusão, estímulo e valorização cultural.
Além de fortalecer o segmento das bandas marciais, o concurso também movimentou o comércio local, especialmente no setor alimentício, gerando renda para comerciantes instalados no entorno do evento.




Comentários